sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Uma paulista vestida de prenda?



Morando no Rio Grande do Sul é inevitável participar de bailes tradicionais da cultura gaúcha. Para quem não sabe o que é... vamos lá:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tradicionalismo_ga%C3%BAcho

Aqui explica um pouco do que esse povo pensa e seu regionalismo. Fiquei impressionada com as pessoas qu andam "peochadas" no dia 20 de Setembro ( dia que comemora o dia deles e da Revolução Farroupilha). Mas falaremos dos bailes gaúchos e para começar antes de tudo é preciso saber o que é um CTG e como são, vejamos:


Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento.


Diferenciam-se de Departamentos de Tradições Gaúchas, porque esses últimos geralmente estão ligados a alguma instituição.


Visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, dochurrasco e de esportes. Existem muitos Centros de Tradições Gaúchas no Brasil, mas principalmente no estado do Rio Grande do Sul.






É um lugar bem rústico, mas organizado, para trazer o espirito gaudério. São mais ou menos como o da foto abaixo:









Alguns bailes permitem que as pessoas entrem sem o traje oficial , mas alguns mais tradicionais não. As pessoas se vestem com roupas parecidas com estas da foto acima. Alguns CTG não permitem que casais se beijem "de língua" e deve haver respeito nas danças.


Interessante que esses centros oferecem cursos para iniciantes e para grupos profissionais para competição. Em Santa Cruz do Sul todos os anos há um evento que traz representantes de CTGs de todo o Rio Grande para uma competição, chamado ENART (http://www.enart2013.com.br/) que traz várias danças inovadoras, mas mantendo as tradições.


Interessante que há vários tipos de músicas gaúchas e para cada uma , um modo de dança. Tive oportunidade de ter aulas sobre essas danças ano passado e aprendi alguma coisa, como o Chamamé, vaneira, vaneirão e assim vai... É bem complexo todo o processo e ainda estou aprendendo.


O vestido da prenda deve ser bem recatado, mas o que eu tive que usar era até demais e apertava meu pescoço, olha só minha cara de felicidade...




Mas depois deu tudo certo. Como foi o final de nosso curso tivemos uma formatura com baile, que é comum em vários CTGs e para isso escolhemos padrinhos para nos entregar os diplomas...




Detalhe... o vestido me deixou mega gorda, mas até que fiquei bonitinha hahaha


É interessante essa cultura, mas confesso que achei bemmm estranho no inicio, afinal de contas sou paulista!


Mas vale a pena ver ou participar de um baile destes é bem contagiante!


Uma boa banda que recomendo são os: http://www.osmonarcas.com.br/





E um vídeo para ter uma ideia de como são as coisas em um CTG




Nenhum comentário:

Postar um comentário