sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que é um Café Colonial ?

Na minha última ida ao Rio Grande do Sul , não pude deixar de ir a Padaria Pritsch (http://www.padariapritsch.com.br/) degustar o tão famoso café colonial, interessante que a primeira vez que fui achei tão diferente...perguntei como boa paulista.. mas onde esta o refrigerante? Pois eles vieram me oferecer chá quente ou gelado ou leite!
Mas é realmente muito bom este sabor alemão de nosso Brasil, eu provei e amei, apesar de comer linguiça com doces, é bom. Eu não tomo café por isso das vezes que fui lá tomei somente chá e descobri uma coisa... eles vendem refrigerante!
Abaixo uma definição do que são esses café coloniais...


Café colonial Origem: Wikipédia.


O café colonial é uma refeição típica das cidades brasileiras de origem alemã,[1][2][3][4] como na maioria das cidades catarinenses e em algumas cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul, como Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Santa Cruz do Sul.

Em Santa Catarina, das Serras ao Litoral, é possível degustar as inúmeras delícias do café colonial não apenas em Joinville e Blumenau, mas em quase todas as cidades do Estado, mesmo nas que não tiveram colonização germânica. Pode-se até escolher no mapa rodoviário, ou mesmo pelo alfabeto, por qual delas se deseja começar. Alguns exemplos: Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Grão Pará.[5]
Apesar do nome, o café colonial é uma refeição que não tem a finalidade exclusiva de um café-da-manhã, podendo ser degustada a qualquer momento.

Constitui-se de uma mesa farta composta de alimentos como pães variados, manteiga, queijos, chimia, bolos, presunto, embutidos, leite, café, chocolate quente, vinho, salsicha bock, cuca, carne de porco, rosca de polvilho, biscoitos, keschmier e mel, entre outros. A maioria dos produtos é artesanal e de produção caseira.

Noutras regiões brasileiras, especialmente rurais, a composição do chamado café colonial pode variar, nunca perdendo todavia o sentido de café-da-manhã bem farto.



Abaixo uma foto da mesa farta, onde você paga um preço fixo e come a vontade rsrs.. como se fosse um rodizio de pizza, notem a linguiça rsrs.. foi dificil eu assimilar que come-se linguiça com docinhos rsrs




E a foto abaixo é as mais gorda! Tortas ( para paulistas bolos).. esse dia confesso quase me matei de comer...
 
Espero que gostem... pois acredito que como eu tem muita gente neste Brasil a fora que nunca tinha ouvido falar num lugar destes...

E sem sombra de dúvidas estando no RS farei sempre uma visitinha lá...


Nenhum comentário:

Postar um comentário